EMPRESA‎ > ‎ARTIGOS‎ > ‎

Qualidade sem gestão é sonho, gestão sem qualidade é utopia

Portal Banas Qualidade - 26/5/2009

 [Oceano Zacharias]

Qualidade da Gestão é a forma concisa de se referir à complexa gama de atitudes, políticas, princípios, competências, decisões, ações, metodologias, critérios, etc. que compõe o dia a dia da organização, levando-a para um grau de sucesso maior ou menor. Há uma relação direta entre Qualidade da Gestão e Sucesso de uma empresa: quanto maior a qualidade da gestão maior será a probabilidade da organização ter sucesso principalmente se for uma organização que opera num mercado competitivo; em momentos de crise sofrerão menos que seus concorrentes.

Mensalmente esta coluna apresentará um tema voltado à gestão organizacional e as melhores formas de tratá-lo - formando assim, passo a passo, um conjunto conhecido como Qualidade da Gestão Empresarial. Hoje vamos aprofundar este conceito e entender porque uma empresa para ter sucesso não pode desassociar as palavras qualidade e gestão.

Gestão refere-se às ferramentas e técnicas de gerenciamento, enquanto que a qualidade da gestão está relacionada especificamente ao seu modus operandi que se evidencia nos bons resultados, na boa performance e no bom desempenho da organização. Assim se explica o por quê duas empresas que utilizam as mesmas ferramentas de gestão têm resultados tão diferentes entre si - a diferencá está na qualidade da gestão! Vejamos algumas situações.

Custos. Se a empresa tem um plano de contas de todos seus gastos e tem uma metodologia de cálculos de custos e faz análise de preço de venda, então a empresa tem gestão na área de custos. Tudo isto é importante, mas não é suficiente! Por outro lado, se a metodologia do sistema de custos for o modelo correto para aquele tipo de organização e os apontamentos forem de fato muito bem executados, e com isto há uma redução efetiva do custo operacional unitário, então essa empresa tem boa qualidade da gestão de custos.

Qualidade. Uma empresa que tem seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ISO 9001, ela pode afirmar que tem gerenciamento no assunto qualidade - isto é, tem gestão. Esta condição é necessária, mas não é suficiente. Agora, se essa empresa está tendo sucesso comercial (ou pelo menos sofrendo menos que seus concorrentes em momento de crise), se os produtos estão tendo boa alavancagem em projetos, se houve redução do prazo de fabricação e de entrega (lead-times), se há fluidez na comunicação interna, então essa empresa tem boa qualidade da gestão do S.G.Q.

Pessoas. Uma organização que tem as descrições de cargos bem elaboradas, um plano definido de cargos e salários, o organograma sempre atualizado, férias e "pontes" geralmente planejadas, então, pode-se dizer que esta empresa tem gestão de pessoas. Isto é bom, mas não é o todo necessário para a autosustentabilidade de uma empresa! Para que possamos categorizá-la como empresa de boa qualidade da gestão de pessoas, então ela deve também ser reconhecida como empresa de sucesso, onde a liderança estimula as pessoas a um propósito comum alinhado às metas e objetivos estratégicos da organização - e os clientes percebem comprometimento de todos e as pessoas são felizes com seu trabalho. Acredite: isto existe!

Cada um dos exemplos acima, bem como dezenas de outros, serão detalhados um a um nesta coluna nos próximos meses. Isto porque acreditamos que o leitor deve agora ter percebido que é comum as empresas terem boas ferramentas e técnicas de gestão em seus diversos assuntos, mas poucas empresas têm boa qualidade da gestão - e as que têm são as que se saem melhor do que as que não têm!

A qualidade da gestão não se conquista apenas com a rotina do dia a dia: há que se fazer esforços direcionados, com objetivos definidos. Ora, se o mercado é competitivo, então é como se preparar para uma competição. Uma muito boa decisão para as empresas que querem iniciar esta jornada rumo ao sucesso é se prepararem para concorrer a alguns prêmios de gestão - e aqui no Brasil existem excelentes alternativas. Quanto mais cedo, melhor!

Comments